segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"Réveillon cristão" é opção para católicos em todo o Brasil





Em diversas cidades brasileiras, arquidioceses, comunidades católicas e movimentos promovem um réveillon especial para quem pretende passar a virada de ano num ambiente cristão. 


Na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a programação de Ano Novo começou na última sexta-feira, 28, e seguirá até 1º de janeiro de 2014. Na noite da virada, os milhares de peregrinos presentes na Chácara de Santa Cruz participarão de shows católicos. Às 23h45, uma multidão de pessoas é esperada para a Missa da virada, presidida pelo padre Roger Luis, membro da comunidade católica. 

Durante a madrugada, animação, louvor, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa vão introduzir os fiéis no primeiro dia do ano novo.


Brasília 


Em Brasília, os fiéis farão a passagem de ano diante do Santíssimo Sacramento. A Comunidade Católica Shalom preparou um momento especial de adoração a Jesus para quem participar do "Réveillon da Paz". Na madrugada de 1º de janeiro, os participantes terão animação e confraternização ao som de muita música. O evento acontece no Clube dos Oficiais da Polícia Militar – SCES, Trecho 1, Lote 3, com vista para o Lago Paranoá. 

Goiânia 


Nesta segunda-feira, 30, os cantores Tony Alysson e o padre Antônio Maria participam da programação da virada para 2014, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia (GO).

Juiz de Fora 


Já em Juiz de Fora (MG), os fiéis poderão participar do Réveillon do Resgate, com início previsto para as 22h, de 31 de dezembro. O evento contará com momentos de pregação e louvor, além de bênção do Santíssimo Sacramento à meia-noite. Na programação também estão incluídos jantar, teatro e evangelizashow com o Ministério de Música Resgate. As crianças terão atividades à parte no Resgatinho. O evento, realizado pela Comunidade Católica Regaste, será encerrado com uma Missa, às 4h.

Fortaleza 


Na cidade de Fortaleza (CE), a Comunidade Católica Shalom promete um réveillon "único e inesquecível", o Réveillon da Paz. Este ano, o evento acontece na barraca Sarah Beach, na Praia do Futuro. 


Alguns dos cantores que se apresentaram durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, irão agitar o Réveillon da Paz. Entre eles, estão a cantora Suely Façanha e a banda de pop rock Missionários Shalom. Do Rio de Janeiro, o cantor Cosme, também se apresentará no palco. O forrozeiro Naldo José e a banda de pagode Shalom God também são presenças confirmadas.

Rio de Janeiro 


Para o réveillon, a Arquidiocese do Rio promoverá a Vigília pela Paz e Ecologia, no Cristo Redentor. O evento é fechado para convidados. Como 2014 será o Ano da Caridade na arquidiocese, os convidados especiais são representantes de pastorais sociais e jovens que trabalharam na Jornada Mundial da Juventude.


No local, a partir de 22h30, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá Missa seguida de uma bênção para a cidade. À meia-noite será feito um brinde com a água da Floresta da Tijuca, retirada da fonte do rio Carioca, e a celebração da Oração das Doze Badaladas.


Na Praia de Botafogo, a Comunidade Católica Shalom promoverá o Réveillon da Paz, a partir das 22h. O evento é aberto a todos que quiserem participar. Haverá Missa, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo após a virada do ano, todos se confraternizarão com uma ceia comunitária e música católica.

Confira as celebrações com o Papa Francisco no último dia de 2013



O Ano Novo se aproxima e, no Vaticano, fiéis preparam-se para as celebrações com o Papa Francisco neste último dia de 2013 e nos primeiros dias de 2014. Nesta terça-feira, 31, véspera de Ano Novo e solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Pontífice preside as primeiras vésperas e o Te Deum em agradecimento pelo ano passado. A solenidade será, às 17h (horário local, 14h em Brasília), na Basílica Vaticana. Já na quarta-feira, 1º, o Santo Padre preside a Santa Missa na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz. A celebração será na Capela Papal da Basílica Vaticana, às 10h (horário local, 7h em Brasília). Em seguida, às 12h (horário local, 9h em Brasília), ele rezará a oração mariana do Angelus. No primeiro domingo do ano, dia 5 de janeiro, Francisco rezará o Angelus, como de costume, na Praça São Pedro. Na segunda-feira, 6, Solenidade da Epifania do Senhor, ele celebra a Santa Missa na Capela Papal da Basílica Vaticana, às 10h (horário local, 7h em Brasília), e reza o Angelus, às 12h, na Praça São Pedro. Na quarta-feira, 8, o Santo Padre realiza a primeira catequese de 2014 com os fiéis reunidos na Praça São Pedro.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pegadas na areia

Celebrações do Papa Francisco





A tradicional Missa do Galo será celebrada este ano pelo Papa Francisco, no primeiro Natal de seu pontificado. A celebração será no dia 24 de dezembro na Capela Papal da Basílica Vaticana às 21h30 (horário local, 18h30 em Brasília).

No dia 25, Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dará a benção “Urbi et Orbi”, do balcão da Basílica Vaticana às 12h (horário local, 9h em Brasília). 

Já na terça-feira, 31, véspera de Ano Novo e solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Santo Padre preside as primeiras vésperas e Te Deum em agradecimento pelo ano. A solenidade será na Basílica Vaticana às 17h (horário local, 14h em Brasília). 

E no primeiro dia de 2014, Francisco preside a Santa Missa na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz. A celebração será na Capela Papal da Basílica Vaticana às 10h (horário local, 7h em Brasília).

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Médicos aprovam "milagre" do Papa Paulo VI


Arquivo
Paulo VI faleceu em 6 de agosto de 1978, na Festa da Transfiguração
A junta médica da Congregação para as Causas dos Santos, presidida pelo Doutor Patrizio Polisca - médico pessoal de Bento XVI e agora de Francisco - declarou ser “inexplicável” a cura ocorrida graças à intercessão do Papa Montini, Paulo VI. Agora o suposto milagre deverá ser avaliado por teólogos e cardeais, antes de ser aprovado pelo Papa Francisco. Visto que a parte mais difícil já foi superada, pode-se prever que, em breve, o Vaticano beatificará mais um Papa da Igreja.

O postulador da causa, padre Antonio Marrazzo, havia escolhido desde muito tempo, entre as indicações de graças recebidas, um caso de cura que resultou ser, segundo os primeiros exames, “inexplicável”. Há cerca de um ano, em 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes heróicas de Paulo VI. Para a beatificação era necessário somente o reconhecimento de um milagre.

O suposto milagre que Marrazo decidiu apresentar para a consulta tem a ver com a cura de um feto que foi realizada no início dos anos noventa, na Califórnia. Durante a gravidez, os médicos encontraram graves problemas no feto e, por causa das consequências de nível cerebral que acontecem nestes casos, os médicos sugeriram que a única solução seria o aborto. A mulher não escutou o conselho dos médicos e se recomendou à intercessão de Paulo VI, o Papa que em 1968 havia escrito a encíclica “Humanae vitae”.

A criança nasceu sem nenhum problema, e para constatar que não havia nenhuma consequência, os médicos esperaram que chegasse à adolescência. Trata-se, segundo disse Marrazo, de “um feito verdadeiramente extraordinário e sobrenatural, ocorrido graças à intercessão de Paulo VI”. “Uma cura”, assegura o postulador da causa, “em linha com o magistério do Papa que escreveu a encíclica “Humanae Vitae”, um milagre que tem a ver com a “defesa da vida expressa na encíclica, e também com a defesa da família, porque o documento fala do amor conjugal, não apenas das vidas que nascem. Esta cura segue a linha de Montini”.

No último ano foram intensificadas as discussões sobre o caso e foram confrontadas as opiniões de vários médicos até este último resultado. Passado o mês de novembro, o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, participando de uma convenção dedicada à viagem de Paulo VI na Terra Santa, falou de uma beatificação “que tendia ser relativamente eminente”.

SANTO DO DIA

SÃO LAZARO
A Igreja, neste tempo do Advento, se prepara para celebrar o aniversário de Jesus e se renova no desejo ardente de que Cristo venha pela segunda vez e instaure aqui o Reino de Deus em plenitude. Sem dúvida estão garantidos para este reinado pleno, que acontecerá em breve, os amigos do Senhor. Hoje vamos lembrar um destes amigos de Cristo: São Lázaro. Sua residência ficava perto de Jerusalém, numa aldeia da Judéia chamada Bethânia. Era irmão de Marta e de Maria. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e para os apóstolos. Lázaro foi quem tirou lágrimas do Cristo, quando morreu, ao ponto de falarem: “Vejam como o amava!”. Assim aconteceu que, por amor do amigo e para a Glória do Pai, Jesus garantiu à irmã de Lázaro o milagre da ressurreição: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá, Crês isto?” (Jo 11,26). O resultado de tudo foi a ressurreição de São Lázaro, pelo poder do Senhor da vida e vencedor da morte. Lázaro reviveu e este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo e outros começaram a pensar na morte do Messias, como na de Lázaro. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para os cristãos e o próprio Lázaro teria sido Bispo e Mártir.

São Lázaro, rogai por nós!

LITURGIA DIÁRIA

 17 de Dezembro – Terça-feira 17/12/2013

Evangelho (Mt 1,1-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naas­son gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


domingo, 15 de dezembro de 2013

Padre Antônio Maria em Massapê

Padre Antônio Maria estará em Massapê no dia 21/12/2013 (Sábado), a partir das 19 horas na praça da Matriz, para um grande momento de fé e alegria.
O padre Antônio Maria nasceu no dia 17/08/1945, em uma família católica, de origem portuguesa. Na juventude, quando ainda não pensava em ser padre, sentindo-se atraído pela música, costuma frequentar com sua irmã alguns programas de auditório na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Naquelas visitas, sem que ninguém soubesse, estava sendo formado o espírito de um jovem que, após ordenado padre, passaria a usar o amor pela música como instrumento de seu sacerdócio. 

Algumas das canções que fizeram a fama do Padre Antônio Maria: 

A Paz de Cristo 
Aleluia 
Eu Sou Feliz
Jesus Cristo
Jesus é o Rei
Mãe peregrina
Ninguém te Ama Como eu
Nossa Senhora
O Senhor é Rei
Pai da Misericórdia
Uma Luz ( Sílvio Brito )
Pegadas na Areia
Porque amo Maria
Quem é Que Vai
Senhora mãe rainha
Sonda-me
Vai Sacudir Vai Abalar.

SANTO DO DIA 16/12/2013



O nosso Papa João Paulo II apresentou para nossa devoção São José Moscati, que muito bem soube viver a fé, a caridade e a ciência. Nasceu na Itália em 1880 no seio de uma família cristã. Com apenas 17 anos obrigou-se particularmente ao voto de castidade perpétua.

Inclinado aos estudos, José Moscati cursou a faculdade de medicina na Universidade de Nápoles e chegou, com 23 anos, ao doutorado e nesta área pôde ocupar altos cargos, além de representar a Itália nos Congressos Médicos Internacionais. Com competência profissional, Moscati curou com particular eficiência e caridade milhares e milhares de doentes.
Em Nápoles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, preferência aos mais pobres e indigentes. Sem dúvida, foi na prática da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o título de “Médico e Pai dos pobres”, isto num tempo em que a cultura se afastava da fé.
José Moscati viveu corajosamente até 1927 e testemunhou a Verdade, tanto assim que encontramos em seus escritos: “Ama a Verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a Verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício”.
São José Moscati, rogai por nós!

LITURGIA DIÁRIA


3ª Semana do Advento – Segunda-feira 16/12/13

Evangelho (Mt 21,23-27)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos do céu, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.


— Palavra da Salvação.
__ Glória a vós, Senhor.

No Brasil, CNBB e Cáritas Brasileira lançam campanha contra fome

Na celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta terça-feira, 10, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, em consonância com a Cáritas Internacional, realizaram o lançamento da campanha "Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas". O lançamento ocorreu na sede da CNBB, em Brasília (DF).

A campanha, que se prorrogará até 2015, quer sensibilizar a sociedade para a reflexão sobre a realidade da fome, da miséria e da desigualdade. “Nós temos caminhado muito, mas ainda há muita gente que passa fome no mundo. E nós não queremos que nenhum irmão nosso passe fome”, afirmou na solenidade o secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner.

O presidente da Cáritas Brasileira e bispo de Santarém (PA), dom Flávio Giovenale, disse que a Campanha mundial quer relembrar a meta estabelecida pelas Nações Unidas de reduzir pela metade o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, até 2015. “Juntando esforços, podemos fazer isso. Queremos mobilizar as pessoas e comunidades na transformação dessa realidade”, declarou.

Na solenidade, a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, explicou que a Campanha “quer unir a humanidade como uma família e fazer com que esta família, unida, assuma a causa do combate à fome e à pobreza até que sejam extintas”. Também participaram a representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Cacielen Nobre, da igreja Presbiteriana Unida; e o assessor da secretaria geral da Presidência da República, Selvino Heck.

Apoio do Papa

Durante o lançamento, foi exibido uma vídeo-mensagem do papa Francisco, incentivando a Campanha da Cáritas. “Estamos diante do escândalo mundial de cerca de um bilhão de pessoas que ainda hoje passam fome. Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe. O alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos”, disse o pontífice.

No Angelus, Papa fala da alegria cristã

Acesse o canal Especias Papa

No Angelus deste domingo, 15, Papa Francisco refletiu sobre a alegria do cristão, que é Jesus Cristo com seu amor fiel e inesgotável. A temática vem a partir da liturgia do dia, que traz um convite para o cristão alegrar-se pela proximidade do Senhor. Neste terceiro domingo do Advento, conhecido também como o "Domingo da Alegria", o Papa explicou que a alegria do cristão não é algo qualquer, uma vez que tem como base a certeza de ser acolhido e amado por Deus. “A alegria cristã, como a esperança, tem o seu fundamento na fidelidade de Deus, na certeza de que Ele mantém sempre as suas promessas”, disse.Citando a Primeira Leitura do dia, do Livro do Profeta Isaías, Francisco recordou que Deus é aquele que veio para salvar e Ele socorre especialmente os desanimados de coração. Dessa forma, a sua vinda em meio à humanidade fortalece, dá coragem e faz florescer a vida quando ela está árida, sem a água da Palavra de Deus.
O Santo Padre pediu, então, a ajuda de Maria a fim de que todos possam apressar os passos para encontrar o Menino Jesus, que veio para trazer a salvação e a alegria para todos. “Ela nos ajude a viver a alegria do Evangelho na família, no trabalho, na paróquia e em todo lugar”.

Fonte: Cancao Nova

sábado, 14 de dezembro de 2013

Liturgia diária



3° Domingo do Advento – Domingo 15/12/2013

Evangelho (Mt 11,2-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. 
- Palavra da salvação.
- Gloria a vós Senhor.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Padre Antônio Maria em Massapê-Ce

Padre Antônio Maria estará nesta cidade dia 21/12/2013, para um grande momento de fé e alegria.
O padre Antônio Maria nasceu no dia 17/08/1945, em uma família católica, de origem portuguesa. Na juventude, quando ainda não pensava em ser padre, sentindo-se atraído pela música, costuma frequentar com sua irmã alguns programas de auditório na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Naquelas visitas, sem que ninguém soubesse, estava sendo formado o espírito de um jovem que, após ordenado padre, passaria a usar o amor pela música como instrumento de seu sacerdócio. 

Algumas das canções que fizeram a fama do Padre Antônio Maria: 

A Paz de Cristo 
Aleluia 
Eu Sou Feliz
Jesus Cristo
Jesus é o Rei
Mãe peregrina
Ninguém te Ama Como eu
Nossa Senhora
O Senhor é Rei
Pai da Misericórdia
Uma Luz ( Sílvio Brito )
Pegadas na Areia
Porque amo Maria
Quem é Que Vai
Senhora mãe rainha
Sonda-me
Vai Sacudir Vai Abalar.

SANTO DO DIA

São João da Cruz


O santo deste dia é conhecido como “doutor místico”: São João da Cruz. Nasceu em Fontiveros, na Espanha, em 1542. Seus pais, Gonçalo e Catarina, eram pobres tecelões. Gonçalo morreu cedo e a viúva teve de passar por dificuldades enormes para sustentar os três filhos: Francisco, João e Luís, sendo que este último morreu quando ainda era criança. Como João de Yepes (era este o seu nome de batismo) mostrou-se inclinado para os estudos, a mãe o enviou para o Colégio da Doutrina. Em 1551, os padres jesuítas fundaram um colégio em Medina (centro comercial de Castela). Nele, esse grande santo estudou Ciências Humanas.Com 21 anos, sentiu o chamado à vida religiosa e entrou na Ordem Carmelita, na qual pediu o hábito. Nos tempos livres, gostava de visitar os doentes nos hospitais, servindo-os como enfermeiro. Ocasião em que passou a ser chamado de João de Santa Maria. Devido ao talento e à virtude, rapidamente foi destinado para o colégio de Santo André, pertencente à Ordem, em Salamanca, ao lado da famosa Universidade. Ali estudou Artes e Teologia. Foi nesse colégio nomeado de “prefeito dos estudantes”, o que indica o seu bom aproveitamento e a estima que os demais tinham por ele. Em 1567 foi ordenado sacerdote.Desejando uma disciplina mais rígida, São João da Cruz quase saiu da Ordem para ir ingressar na Ordem dos Cartuxos, mas, felizmente, encontrou-se com a reformadora dos Carmelos, Santa Teresa D’Ávila, a qual havia recebido autorização para a reforma dos conventos masculinos. João, empenhado na reforma, conheceu o sofrimento, as perseguições e tantas outras resistências. Chegou a ficar nove meses preso num convento em Toledo, até que conseguiu fugir. Dessa forma, o santo espanhol transformou, em Deus e por Deus, todas as cruzes num meio de santificação para si e para os irmãos. Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro: força para trabalhar e sofrer muito; segundo: não sair deste mundo como superior de uma comunidade; e terceiro: morrer desprezado e escarnecido pelos homens.Pregador, místico, escritor e poeta, esse grande santo da Igreja faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591, com 49 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja. Escreveu obras bem conhecidas como: Subida do Monte Carmelo; Noite escura da alma (estas duas fazem parte de um todo, que ficou inacabado); Cântico espiritual e Chama viva de amor. No decurso delas, o itinerário que a alma percorre é claro e certeiro. Negação e purificação das suas desordens sob todos os aspectos.São João da Cruz é o Doutor Místico por antonomásia, da Igreja, o representante principal da sua mística no mundo, a figura mais ilustre da cultura espanhola e uma das principais da cultura universal. Foi adotado como Patrono da Rádio, pois, quando pregava, a sua voz chegava muito longe.São João da Cruz, rogai por nós!

LITURGIA DIÁRIA

Sábado 14/12/13 Evangelho (Mt 17,10-13)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor